Corria o ano de 2000 quando, em Estocolmo, decorreu o primeiro Fórum Internacional dedicado ao Holocausto. Entre muitos dos participantes encontrava-se um pequeno grupo de sobreviventes e a dada altura um deles ergueu-se e apelou "Lembrem-se até onde o racismo, o anti-semitismo e a intolerância podem levar."
Por impulso certamente que a grande maioria dirá que se vão sempre lembrar e nunca será esquecido um período tão negro da História mas a verdade é que quando realmente conta, poucos se lembram. Podemos gritar a plenos pulmões ideais bonitos e justos mas, no dia-a-dia, quantos são realmente os que praticam o que proclamam?
Uns porque são gordos, outros porque são magros, uns porque são inteligentes, outros porque não o são, uns porque têm roupa fora de moda, outros porque só vestem determinada marca, uns porque vão à igreja, outros porque não vão, outros porque acreditam numa outra religião, poderia continuar indefinidamente.
Na melhor das hipóteses são brincadeiras e piadas aparentemente inofensivas para quem as profere mas que magoam sempre o indivíduo a que se dirigem. Na pior das hipóteses originam crimes, homicídios, guerras e atentados.
Muitos atribuem o estado atual do mundo e dos seus habitantes à ganância. Eu acredito que o verdadeiro culpado é o preconceito. Se cada um de nós abrir a sua mente - e o seu coração - todas as diferenças que anteriormente pareciam um precipício vão desaparecer e contribuir para tornar a vida de cada um mais rica e completa.
Aprendam a falar menos e a escutar mais, aprendam a pensar no efeito que as vossas palavras produziriam se fossem dirigidas a vocês próprios e, caso não gostem, calem-se, aprendam a compreender em vez de julgar, aprendam a integrar em vez de excluir, mas, acima de tudo, aprendam o que realmente significa bondade e, quando derem por isso, o preconceito desapareceu e o mundo tornou-se um local onde todos podem viver em paz.
Exatamente, às vezes são estas coisas como o preconceito que impedem as pessoas de terem uma vida mais feliz e tranquila. Obrigada pela participação
ResponderEliminarConcordo com cada palavra...o mal da nossa sociedade é o facto de as pessoas não saberem olhar para elas próprias antes de apontarem o dedo aos outros e nisso inclui-se o preconceito que, ao invés de estar a diminuir, está a aumentar cada vez mais...
ResponderEliminarR: Li o 'Luzes do Norte' e o outro que já não tenho certeza do nome mas penso que era ?Lágrimas da Lua' ou qualquer coisa parecida... mas não gostei assim muito, por isso, não li mais nenhum...