A rubrica Os Mistérios do Mundo renasceu das cinzas como uma gloriosa Fénix - okay, um bocadinho demais - e traz consigo um tema que normalmente gera discussões na praia e semeia a discórdia familiar. O terror das crianças e de muitos adultos. O Protector Solar. M-E-D-O!
Escolhi este tema não por ter qualquer dúvida em relação ao assunto mas pela importância do assunto e por me preocupar com alguns comentários e atitudes. Não sei se é mal geral mas a maioria dos meus amigos e familiares tem aversão ao protector solar e, uma das desculpas esfarrapadas que ouço com maior frequência é "se usar protector solar não me vou bronzear." Mesmo que, em algum Universo paralelo esse argumento fosse verídico, nunca em tempo algum, a beleza deveria vir antes da saúde. Nunca! Mas de qualquer forma, se também usam essa desculpa esfarrapada e inconsciente, fiquem a saber que esse argumento é totalmente falso.
Bronzear é um processo gradual! Não vale a pena tentar conseguir a cor de um verão inteiro num fim-de-semana. Primeiro, nunca vão conseguir, segundo, habilitam-se a um belo escaldão que vos vai ficar a incomodar durante alguns dias. É possível ganhar alguma cor logo nos primeiros dias, depende de pessoa para pessoa, mas normalmente o bronzeado só aparece 48 a 72 horas após a exposição solar porque é esse o tempo que é necessário para que a melanina - pigmento que dá cor à pele - seja produzida e libertada pelas células.
Com a exposição solar excessiva e desprotegida vão adquirir um excelente tom entre o rosa vivo e o vermelho cereja, perfeito se quiserem ficar a parecer uma lagosta bem cozinhada mas nada que se pareça com um bronzeado. Ao queimar a vossa pele vão arruinar as vossas oportunidades de conseguir um bronzeado de sonho porque a pele vai cair e vão ficar manchados quem nem dálmatas - nada bonito em humanos - para não falar dos doenças a que se estão a candidatar num futuro próprio.
O protector solar é vosso aliado, impede as queimaduras, protege a vossa pele de um envelhecimento precoce e permite que o vosso bronzeado seja gradual e duradouro. Por favor, não descurem o protector solar! Não só na praia mas durante todo o ano.
R.:Obrigada :) Boas férias para ti também!!!
ResponderEliminarÁmen! Tenho amigas que fazem o que aí referiste e confesso que me deixa um bocado irritada, porque não consigo perceber como é que são tão crentes ao ponto de não utilizarem o protector solar com o pensamento de que irão bronzear mais facilmente, é isso e colocarem-se ao sol nas horas menos aconselháveis. Nem sei como conseguem, sinceramente, a mim faz-me imensa impressão, enfim...
ResponderEliminarTens toda a razão!!
Muito bom :) eu ponho sempre protetor. Começo pelo de 50 nos primeiros dias de praia ou piscina, depois vario entre o de 30 para horas de mais calor e o de 6 (sim eu sei) de manhã cedo apenas. E este ano tenho um bronzeado já bastante agradável :)
ResponderEliminar