Basta clicarem na imagem para terem acesso a um PDF com os três primeiros capítulos do livro.
A Rapariga de Auschwitz é muito mais do que uma história de uma sobrevivente ao Holocausto. É um relato pessoal das suas dificuldades não só na sobrevivência durante a Guerra mas também nas grandes lutas pessoais que surgiram antes e depois.
No meio de tanta desgraça Eva teve a sorte de permanecer toda a vida com a sua mãe e enfrentar com ela todos os problemas que surgiram. Após o fim da Guerra Eva e Fritzi - a mãe de Eva - procuram desesperadamente o pai e irmão de Eva de quem tinham sido separadas. Eva está longe de imaginar as notícias que a esperam e ainda mais longe está o casamente da sua mãe com Otto, o pai de Anne Frank, uma das suas amigas de infância.
Eva foi muitas vezes acusada de estar a aproveitar-se da sua ténue ligação a Anne Frank para promover o livro coisa de que discordo absolutamente. O relato de Eva é o relato de uma sobrevivente, de quem tem algo a dizer mas, acima de tudo, de quem quer garantir que a história não se repete. Ao abordar também o período pré e pós Guerra Eva mostra muito mais do que a realidade que conhecemos. Eva mostra a angústia e as dificuldades em sobreviver mesmo antes dos campos de concentração, a luta entre a felicidade por saber que o pesadelo acabou e a tristeza e o desespero por ter perdido quase tudo.
Como é que se vive depois de viver um pesadelo assim? Nem imagino, mas Eva conseguiu, ou pelo menos fê-lo da melhor maneira que conseguiu.
Este tipo de temáticas sempre me suscitou interesse e curiosidade. Acho que todos temos um pouco de necessidade de perceber melhor como é que aqueles tempos eram vividos por isso é um livro que considero ler mesmo.
ResponderEliminarr: é bom aprender a defender-me de pessoas maiores que eu porque numa situação real 99% dos atacantes serão maiores que eu porém, ali não era a minha defesa que estava a falhar, ele é que não conseguia fazer o exercício bem porque eu era demasiado pequena para fazer de atacante dele xD
Deve ser fantástico. Eu adorei o Diário de Anne Frank. Vou adorar este de certeza.
ResponderEliminarParece um livro bem forte...
ResponderEliminarEu gostei muito de ler o diário de Anne Frank e vou pôr este na lista porque me parece muito interessante. Obrigada pela sugestão!
ResponderEliminarbeijinhos
http://pretty-little-stories.blogspot.com